Pessoas que me amam

terça-feira, 14 de julho de 2009

Belo??? O que é que eu entendo por belo!





O belo é algo difícil e abstracto de definir, no entanto, eu acredito que para definir o que é belo, bonito, proponho que se considere três critérios para a sua compreensão:
Sensualidade: belo é aquilo que dá gosto, que dá prazer, que diverte, que satisfaz, critério sensorial-emotivo.
Proporção: belo é aquilo cujas partes constituem um todo ordenado e harmonioso, critério racional
Beleza absoluta: por detrás das coisas, um quadro, um vestido, uma esculutura, por exemplo, que realizam o valor de beleza, existe, de facto, uma ideia de beleza absoluta, ou seja, as coisa belas que participam, ainda que imperfeitamente, da ideia de pura de beleza desencadeiam na nossa mente (alma – vinda do mundo das ideias) a memoria em grande parte perdida da contemplação das coisas terrenas que realizam parcialmente a beleza, logo podemos aceder à contemplação do belo em si mesmo: A ideia de beleza seria assim em nós uma ideia inata e universal.
Como enunciei, estes critérios permitem-me concluir que não há regra objectiva do gosto que determine o que é belo. Todo o juízo saído do gosto é estético porque o princípio determinante é o sentimento do sujeito e não o conceito de um objecto. Por outro lado, a subjectividade do gosto, este não é lógico mas estético, pelo que o fundamento da determinação não pode ser senão subjectivo.
Acredito que a verdade é esta e que se encontra entre a subjectividade e a inter-subjectividade. Eu não me considerei um racionalista, no entanto, valorizo a intra-subjectividade do conceito de belo.

12 comentários:

  1. Porque tanta Filosofia???
    Eu sei, que tu sabes aquilo que queres, regressa.... és um amor.
    As putas nao servem...

    ResponderEliminar
  2. Claro que as putas não servem...
    Pois é, ou tudo ou nada, já lá tens a Heidi II.
    jocas

    ResponderEliminar
  3. Beleza é tudo aquilo que o olhar nos traduz e nos toca profundamente a alma, e claro tambem, beleza está nos olhos de quem ve...forte abraço amigo, tenha um otimo dia...

    ResponderEliminar
  4. Maria José e Luafeiticeira....

    Portem-se com juizo... AHAHAH!!! Um beijo doce para cada uma de vocês...

    Russo,meu caro, tudo de bom prá você

    ResponderEliminar
  5. Um forte abraço amigo e um otimo fina de semana cercado de paz...

    ResponderEliminar
  6. Tenha uma otima semana amigo...forte abraço.

    ResponderEliminar
  7. já dizia a minha avó..."os gostos não se discutem"

    beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Olá...
    A sabedoria popular neste caso é soberana, é o resultado da filosofia de um povo, ... "já dizia a minha avó..."os gostos não se discutem"

    Um beijo em ti

    ResponderEliminar
  9. correndo o risco de repetir outro comentário - gostos não se discutem. e que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

    Ele & Ela

    ResponderEliminar
  10. Ah!!! aquilo é muito complicado para a minha compreenção... se gosto é belo e ponto final

    beijos e bom fim de semana

    Felina

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ler o que escreves, mas não perdoo as gralhas e ainda por cima em negrito.
    Não defendas essa filosofia isso não existe.
    Radical não?...

    ResponderEliminar


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Acerca de mim